METODO MONTESSORI
O QUE É O MÉTODO MONTESSORI?
A pedagogia Montessori insere-se no movimento das Escolas Novas. Uma oposição aos métodos tradicionais que não respeitam as necessidades e os mecanismos evoluídos do desenvolvimento da criança.
O ponto mais importante
do método é, não tanto o seu material ou a sua prática, mas a possibilidade criada
pela utilização deles de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para
que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva
com base na evolução da criança, e não o contrário.
Pressupõe a compreensão
das coisas a partir delas, tendo como função estimular e desenvolver
na criança, um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do
intelecto.
O método montessoriano tem como objetivos a educação da vontade e da atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação.
Os principios básicos do método Montessori são a atividade, individualidade e a liberdade da criança enfatizando o conceito de indivíduo sujeito e objeto do ensino simultaneamente.
O material criado por Montessori tem um papel preponderante no seu trabalho educativo, pois pressupõe a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto. Montessori criou uma série de cinco grupos de materiais didáticos:
material para a vida prática,
material sensorial,
material de linguagem,
material de matemática
material de ciências.
Maria montessori acredita que o desenvolvimento da criança se dá em "períodos sensíveis", pois em cada período de vida se verifica características e sensibilidades específicas. não pondo de parte a individualidade de cada criança Montessori criou perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.
material para a vida prática,
material sensorial,
material de linguagem,
material de matemática
material de ciências.
Maria montessori acredita que o desenvolvimento da criança se dá em "períodos sensíveis", pois em cada período de vida se verifica características e sensibilidades específicas. não pondo de parte a individualidade de cada criança Montessori criou perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.
A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança em seu momento, já que as fases não são estanques e nem têm datas exatas para começar e terminar
QUAIS OS PILARES DA EDUCAÇÃO MONTESSORI?
Os pilares da Educação Montessori são seis: Auto-educação, conhecimento como ciência e educação cósmica (pilares teóricos), ambiente preparado, adulto preparado e criança equilibrada (pilares práticos).
A auto educação é a capacidade inata da criança aprender.
A educação como ciência leva ao aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem.
A educação cósmica permite que a criança compreenda o mundo. O adulto leva de uma forma organizada o conhecimento à criança.
O ambiente preparado é um espaço criado de acordo com as necessidades da criança, em que esta aprende a desenvolver-se por si mesma, guiada pelas suas potencialidades inatas.
O adulto preparado é um facilitador das conquistas das crianças. Ajuda a criança a descobrir por ela mesma aprender a fazer. É um auxiliador da tomada de consciência do ambiente na opção de trabalhos, na relação com o meio e com os outros. É um mediador que incentiva a conquista da independência.
A criança equilibrada é a criança no seu desenvolvimento normal. Com um ambiente e um adulto preparado as crianças expressam as características que lhes são inatas.
Para saber mais sobre os pilares da educação Montessori carregue aqui!
A auto educação é a capacidade inata da criança aprender.
A educação como ciência leva ao aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem.
A educação cósmica permite que a criança compreenda o mundo. O adulto leva de uma forma organizada o conhecimento à criança.
O ambiente preparado é um espaço criado de acordo com as necessidades da criança, em que esta aprende a desenvolver-se por si mesma, guiada pelas suas potencialidades inatas.
O adulto preparado é um facilitador das conquistas das crianças. Ajuda a criança a descobrir por ela mesma aprender a fazer. É um auxiliador da tomada de consciência do ambiente na opção de trabalhos, na relação com o meio e com os outros. É um mediador que incentiva a conquista da independência.
A criança equilibrada é a criança no seu desenvolvimento normal. Com um ambiente e um adulto preparado as crianças expressam as características que lhes são inatas.
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