MATERIAL MONTESSORI
O QUE É O MATERIAL MONTESSORI?
O material criado por Montessori tem um papel preponderante no seu trabalho educativo, pois pressupõe a compreensão das coisas a partir delas mesmas, tendo como função estimular e desenvolver na criança um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
Segundo Maria Montessori “A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los”.
O material Montessori é o primeiro coadjuvante da criança. É através da sua relação que se verifica o desenvolvimento da auto-educação. Os materiais têm como características o controle de erro, isolamento de dificuldade e a lição a três tempos.
O controlo de erro está presente em todos os materiais e permite à criança corrigir-se e repetir a atividade até chegar à perfeição. O material permite à criança chegar ao conhecimento de uma forma autónoma sem a intervenção do adulto, garantindo a auto-educação.
O isolamento de dificuldade que está presente nos materiais montessori cria um desafio e um objetivo à criança, coloca-lhe uma dificuldade de cada vez ao contrário de tentar ensinar o máximo num curto espaço de tempo. Permite à criança desenvolver as suas capacidades a seu ritmo para uma compreensão universal.
A lição a três tempos deve ser breve, simples e objetiva. Para a criança associar as coisas aos conceitos a lição comporta um primeiro tempo que é a associação da perceção sensorial ao nome, um segundo tempo de reconhecimento do objeto correspondente ao nome e um terceiro tempo de evocação do nome correspondente ao objeto
Montessori criou uma série de cinco grupos de materiais didáticos: exercícios para a vida prática, material sensorial, material de linguagem, material de matemática e material de ciências.
Segundo Maria Montessori “A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los”.
O material Montessori é o primeiro coadjuvante da criança. É através da sua relação que se verifica o desenvolvimento da auto-educação. Os materiais têm como características o controle de erro, isolamento de dificuldade e a lição a três tempos.
O controlo de erro está presente em todos os materiais e permite à criança corrigir-se e repetir a atividade até chegar à perfeição. O material permite à criança chegar ao conhecimento de uma forma autónoma sem a intervenção do adulto, garantindo a auto-educação.
O isolamento de dificuldade que está presente nos materiais montessori cria um desafio e um objetivo à criança, coloca-lhe uma dificuldade de cada vez ao contrário de tentar ensinar o máximo num curto espaço de tempo. Permite à criança desenvolver as suas capacidades a seu ritmo para uma compreensão universal.
A lição a três tempos deve ser breve, simples e objetiva. Para a criança associar as coisas aos conceitos a lição comporta um primeiro tempo que é a associação da perceção sensorial ao nome, um segundo tempo de reconhecimento do objeto correspondente ao nome e um terceiro tempo de evocação do nome correspondente ao objeto
Para saber quais os materiais Montessori para cada categoria carregue nos botões
0 comentários:
Enviar um comentário