-->
Pin It button on image hover

10 de julho de 2014

AMBIENTE PREPARADO MONTESSORI

AMBIENTE PREPARADO MONTESSORI
Quando falamos do método Montessori falamos também da importância de um ambiente preparado. 

Tal como numa experimentação cientifica é necessário que exista um ambiente preparado, para isso são três as características que o ambiente deve ter que auxilia a criança no seu processo de aprendizagem.
A primeira característica está relacionada com um ambiente onde apenas estão os materiais necessários a serem utilizados pela criança. Retirando aquilo que não é utilizado   deixando apenas o estritamente necessário.
A segunda característica é a posição dos materiais. Estes devem estar ao alcance da criança para que esta os possa utilizar. Mesmo que os materiais estejam fora do alcance da criança deve-se proporcionar o alcance através de um banco de apoio que seja estável e seguro através do qual a criança chega aos materiais que lhe são estritamente necessários.
Por fim a ultima característica de um ambiente preparado tem a ver com a ordem. Inicialmente a criança observa o mundo como um verdadeiro caos, é necessário tornar este caos cósmico. Criar um ambiente organizado que facilita à criança compreender com pouca ajuda.

Assiste ao video e vê um exemplo da preparação do ambiente numa escola Montessori...Um exemplo a seguir ...



Se gostou partilhe:)

0 comentários: