-->
Pin It button on image hover

14 de maio de 2014

MONTESSORI MOBILES

MONTESSORI MOBILES
OS MOBILES MONTESSORI NO DESENVOLVIMENTO DO BEBÉ
(imagens de Bella's casa)

Na metodologia montessoriana, os mobiles são apresentados aos recém-nascidos para apoiar o seu desenvolvimento nas semanas e meses seguintes ao seu nascimento.

"Durante os primeiros meses, um mobile sobre a cama da criança ajuda a desenvolver as habilidades do bebé para explorar o mundo visualmente. O bebé desenvolve gradualmente o foco no objeto em movimento, compreensão do objeto, percepção de cor e profundidade. O mobile é trocado a cada duas semanas para não criar habituação na criança e para que cada mobile acompanhe o desenvolvimento visual progressive do bebé. Assim, o primeiro mobile retrata formas geométricas planas, preto e branco e a luz refletida a partir de uma esfera de vidro. Os seguintes são introduzidos em sequência ordenada: três octaedros de papel metálico colorido, de preferência cada um em uma cor primária, cinco bolas  cobertas com linha de bordar em gradações da mesma cor e pendurados em ordem crescente a partir do mais escuro para o mais claro; figuras de papel estilizadas de papel metálico colorido que refletem a luz quando movem"(Montessori Desde o Início)

Porquê pendurar um Mobile?

Segundo Dr. Montessori : "o treinamento dos sentidos é de extrema importância", porque "o maior desenvolvimento dos sentidos, na verdade, precede a das faculdades intelectuais mais elevados." Os Mobiles são uma ajuda para o sentido visual. Bebés apenas 2-3 dias de idade foram observados na sua concentração por 20 a 25 minutos no mobile Munari. A observação do movimento dos mobiles por si, em resposta ao movimento do ar, de forma lenta e suave em torno de um eixo central. Os Mobiles são importantes para a educação do sentido visual, e os recém-nascidos obtêm grande prazer deles! Os aspectos de equilíbrio e geometria facilitam uma impressão duradoura ao bebé.  As características dos mobiles são: essencialidade da forma, simplicidade, objetividade e informações corretas sobre o mundo.

Quais os objetivos do mobile no ambiente das crianças?

Desenvolver a atenção e concentração;
Oferecer uma experiência visual;
Oferecer informação cinética;
Educar o senso estético;

Quando apresentado o material ao bebé é importante que o adulto apenas observe não criando distrações ao bébé para que este se possa concentrar no mobile.
Estes Mobiles são para o sentido visual, devendo ser pendurados fora do alcance das mãos do bebé e não diretamente sobre o rosto. Deve ser pendurado a uns 8-10 centímetro da cabeça do bebé.
O mobile vai atrair a atenção do bebé através das suas cores, formas e movimento.


Quais são os quatro mobiles Montessori? 

Mobile Munari (3-6 semanas)
É o primeiro mobile da série Visual Mobile.
Com as cores branco e preto, este mobile é composto por figuras geométricas e uma esfera transparente.
É preto e branco para proporcionar um maior contraste adequado para o desenvolvimento da visão da criança.
O Contraste é uma ferramenta importante para o desenvolvimento, pois porpociona ao bebé limites sensoriais que lhe permitem reconhecer as diferenças mais subtis como desenvolver os seus sentidos . Permite à criança  fazer comparações e organizar as impressões que recebe do seu ambiente.
As formas dos desenhos foram concebidos para os bebés em primeiro percebem as formas mais retas e posteriormente perceberem as mais arredondadas.
Incentiva o foco e tempo de visualização ininterrupta e desenvolve a concentração.
Proporciona a criança a oportunidade de fazer seu primeiro trabalho.

Mobile Octaedro (5-8 semanas)
É o segundo mobile da série Visual Mobile.
O mobile é composto pelas três cores primárias: azul, amarelo e vermelho.
As três cores primárias fornecem limites que permitem uma maior organização mental. Para além da importância das cores, é importante pelas apresentações visuais da geometria de duas e três dimensões.
Os octaedros são projetados para lançar as bases para futuros entendimentos da proporção geométrica, relacionamentos e padrões.
Octaedro móvel é feito de um papel holográfico especial que cintila quando colocado perto da luz.
              TUTORIAL AQUI!


Mobile Gobbi (7-10 semanas)
É o terceiro mobile da série Visual Mobile.
O Gobbi Mobile foi criado por Gianna Gobbi - uma instrutora de Montessori que foi treinada pela Dr. Maria Montessori.
O Mobile é composto por 5 esferas com gradações da mesma cor - que vão do mais escuro ao mais claro.
Ele representa mais um passo no desenvolvimento do sentido visual da criança, em que o bebé pode agora perceber as variações subtis na cor.




Mobile de dançarinos (8-12 semanas)
É o quarto mobile da série Visual Mobile.
É composto de quatro formas estilizadas, cada uma constituda por três elementos: a cabeça, braços e pernas.
As quatro formas representam dançarinos em posições diferentes e todos os elementos que compõem os bailarinos são independentes.
Os dançarinos são feitas de papel holográfico que tem a particularidade de ser incandescente e refletir a luz.

Este mobile estimula a percepção e habilidades para o foco visual dinâmico e profundidade. A reflexão da luz, contraste de cor e movimento permite captar a atenção do bebé.

 Se gostou partilhe 
 Obrigado! 

0 comentários: