-->
Pin It button on image hover

11 de abril de 2014

MONTESSORI E ALZHEIMER

MONTESSORI E ALZHEIMER

"UM EQUIVOCO COMUM SOBRE PESSOAS COM DEMÊNCIA É QUE ELAS NÃO APRENDEM ."
Cameron J.Camp


A aplicação do método Montessori é hoje uma realidade não só para crianças como também para pessoas atingidas pela doença de Alzheimer e demências assimiladas.

O artigo escrito por John Leland "Coming Full Circle" publicado a 30 de Outubro de 2008 no jornal The New York Times descreve a participação de um grupo, na sua maioria, na  faixa dos 80 anos num exercício de categoria-ordenação presente no método Montessori.

Os participantes, residentes na instituição Hearthstone Alzheimer Care, nos Estados Unidos, participaram de atividades montessorianas, adaptadas e preparadas para as suas  dificuldades.

O programa foi criado por Cameron J. Camp, psicólogo experimental, que decidiu aplicar os princípios da educação infantil Montessori a adultos com dificuldades de memória. 

Segundo Camp, o método Montessori aplicado a pessoas com Alzheimer ou outras demências semelhantes permite uma estimulação cognitiva regular, possibilidades diárias  de intercâmbio e participação social, assim como um treino frequente, a fim de reduzir as dificuldades que estas pessoas têm para desempenhar os atos de vida. 


O artigo conclui que o Método Montessori é conhecido na educação das crianças, mas pode aplicar-se, desde que devidamente ajustado, a pessoas idosas que sofram de perturbações cognitivas apresentando resultados muito positivos e permitindo a estas pessoas viverem melhor!

Para mais informações leia o artigo completo "Coming Full Circleaqui

 Se gostou partilhe 
 Obrigado! 

0 comentários: